Olá....
Estamos dando início ao blog "Microalgas para biocombustíveis", eu Evellin e nossas colaboradoras Barbara e Priscila vamos postar artigos, links, documentários e tudo sobre microalgas e biocombustíveis em geral.
Nós estudamos sistematicamente a produção de biodiesel durante 3 anos do nosso curso de Tecnologia em Biocombustíveis no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Matão e agora vamos passar para vocês um pouquinho do conhecimento adquirido durante esse período!!!
Então em breve estaremos postando mais,
Para começarmos um resuminho do que é MICROALGAS......
As microalgas são vegetais unicelulares, algumas delas com características das bactérias, como é o caso das cianofíceas ou algas azuis, as quais têm núcleos celulares indiferenciados e sem membranas (carioteca). A maioria delas tem flagelos móveis, os quais favorecem o deslocamento.
Existem vários grupos taxonômicos de microalgas marinhas, no entanto, as principais são as diatomáceas e os dinoflagelados. Estes são os principais componentes do fitoplâncton marinho, ou plâncton vegetal. Estas microalgas se desenvolvem na água do mar apenas na região onde há a penetração de luz (zona fótica), ou seja, basicamente até os 200 metros de profundidade. São responsáveis pela bioluminescência observada ao se caminhar na areia das praias durante a noite.
As marés vermelhas, na verdade são explosões populacionais de certos tipos de algas (dinoflagelados), as quais mudam a coloração da água. Estas algas liberam toxinas perigosas inclusive para o ser humano.
As algas marinhas têm uma função primordial no ciclo da vida do ambiente marinho. São chamados organismos produtores, pois produzem tecidos vivos a partir da fotossíntese. Fazem parte do primeiro nível da cadeia alimentar e por isso sustentam todos os animais herbívoros. Estes sustentam os carnívoros e assim por diante.
Portanto, as características mais importantes das algas são: consumem gás carbônico para fazer fotossíntese, produzem oxigênio para a respiração de toda a fauna, são utilizadas como alimento pelos animais herbívoros (peixes, caranguejos, moluscos, etc), filtradores (ascídias, esponjas, moluscos, crustáceos), e animais do plâncton (zooplâncton). São um grupo muito diverso, contribuindo significativamente para elevar a biodiversidade marinha.
Fonte http://www.algosobre.com.br/biologia/algas-marinhas.html

boa sorte na continuidade deste trabalho, atualize sempre o blog.
ResponderExcluirObrigada André, estaremos sempre postando!
ExcluirÓtima iniciativa Evellin (e colaboradoras). Mantenham as postagens!
ResponderExcluir